terça-feira, 2 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

A VIDA ATRAVÉS DAS LENTES

Annie Leibovitz, um dos maiores nomes da fotografia dos últimos 30 anos, foi conhecida por retratar o glamour, a riqueza e o poder em diversas fotos para revistas como Vogue e Rolling Stone. Porém, nem só a fama fez parte de sua carreira; os horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda também foram documentados com seu estilo único. Neste documentário é possivél presenciar todo o processo artístico, experiência durante a carreira além de um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu etúdio até seu descanso na fazenda. Todos irão se surpreender com grandes experiência, alguns tropeços mas muitas vitórias. O documentário foi dirigido pela sua irmã Barbara Leibovitz.
Recheado de fotos 'antológicas' como a de Jonh Lennon com Yoko feita poucas horas antes do assassinato dele provavelmente a última imagem 'em vida'.

JANELA DA ALMA

O filme Janela da Alma (2001) é um documentário de João Jardim e Walter Carvalho. Conta a história de pessoas com deficiências visuais diversas, desde a miopia até a cegueira total,mostrando a visão de si mesmas, suas observações acerca dos outros e suas percepções do mundo. É uma reflexão emocionada sobre o ato de ver, ou não, o mundo e como isso é feito. um dos mais interessantes depoimentos é o do escritor português José Saramago, que publicou o romance Ensaio sobre a Cegueira, que fala sobre sobre a vida e a relação entre os homens. Ele acredita, por exemplo que, se Romeu tivesse os olhos de falcão, provavelmente não teria se apaixonado por Julieta. Isso significa que a percepção que essa ave tem da realidade é muito mais ampla, profunda e repleta de detalhes não captados pelo olhar humano. Diz ele que, com a globalização e a quantidade excessiva de informação circulante, as pessoas estão cada vez mais enxergando o mundo por meio de sombras. As reflexões do autor estão entre as que melhor sintetizam a essência do filme.

MINHA AUTORIA





VIDA SELVAGEM - ELEFANTE AFRICANO

VIAGENS - FORA DE ESTRADA

TRANSPORTES - AVIÃO

RETRATO - LUZ

PRETO E BRANCO - O AMIGO

PÔR-DO-SOL/ NASCER DO SOL - VERAO

PESSOAS - O LEITE MATERNO É O MELHOR

PAISAGEM NATURAL - UM DIA DE MUITA NEVE

PAISAGEM HUMANIZADA

OUTROS - SPLASH

NUS

NOCTURNOS - PINTAR COM LUZ

NOCTURNOS - A PONTE

NOCTURNOS - TORRE EIFFEL

NATUREZA MORTA - OUTONO

MODA/GLAMOUR - O EXÉRCITO DO BATON ROUGE

MOGA/GLAMOUR BELEZA DE ÉBANO

MACRO - FORMAS DA NATUREZA

MACRO - BELEZA DA NATUREZA

HUMOR - ACHO QUE O MATAMOS!

GRAFISMOS - PINTAR COM LUZ

FOTOJORNALISMO - TRISTE DERROTA

FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA - ADEUS

FOTOGRAFIA CONCEPTUAL - EMOÇÕES PROFUNDAS

FLORA - DESEJOS

ESPETÁCULOS - SÓLO DE BATERIA

ESPETÁCULOS- DESENHOS DE FOGO

ESPETÁCULOS - BALLET

DOCUMENTAL - SOLIDÃO

DESPORTO - GOLFINHOS EM ÁGUA DOCE

ARTE DIGITAL - FIM DE DIA

ARQUITECTURA - PAZ

ANIMAIS - SEGREDO

ANIMAIS - SAÍDA PELA DIREITA

ALIMENTO- PANQUECAS PARA O LANCHE

ÁGUA - VIAGEM AS CASCATAS

ABSTRACTO -DENTRO DE CASA

FOTÓGRAFO DE MODA - OTTO STUPAKOFF

Primeiro fotógrafo brasileiro de moda, este paulistano de 73 anos conquistou fama internacional em 1965, quando se mudou para Nova York e passou a publicar editoriais nas revistas Harper’s Bazaar, Vogue, Life e Cosmopolitan. Na bela retrospectiva com 65 trabalhos em cartaz na nova galeria do Instituto Moreira Salles, ele mostra que seu olhar vai muito além das criações de famosos estilistas. Lá estão retratos curiosos, como o de um jovem Jack Nicholson em 1952, e instigantes imagens, a exemplo de Homem Levando Quadro de Cristo Carregando a Cruz, capturada em Ouro Preto, e Jardins de Boulogne, feita em Paris e a única obra colorida do acervo. Suas lentes focaram grandes nomes como o ex-presidente americano Richard Nixon assim como anônimos vietnamitas massacrados nos anos 1960 - o fotógrafo paulistano Otto Stupakoff construiu uma carreira vasta e diversificada, a ponto de ter sido o primeiro profissional a fotografar uma modelo brasileira em um tempo em que a palavra moda nem era balbuciada no Brasil.




FOTÓGRAFO DE MODA - GUI PAGANINI

Gui Paganini é um fotógrafo brasileiro, nascido em São Paulo. É fotógrafo de moda há quase 20 anos e já fotografou as principais personalidades do país. O primeiro grande trabalho foi para a revista Moda Brasil, ainda na década de 80, mas Gui fez para várias outras, como Elle e Vogue, além de campanhas publicitárias para C&A, Vide Bula, Puket e Santista.